Musico, Arranjador, produtor musical.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Harmonia funcional


    Nos livros de harmonia ou contraponto com enfoque tradicional, é possí-
vel definir que os tipos de “movimentos harmônicos”
 –  pertencem ao que se convencionou chamar de har
monia ou contraponto.
   O mesmo pode ser dito para a movimentação de um tecido,
geralmente a quatro partes, nas quais os parâmetros de nota comum e grau conjunto,
ou movimentos disjuntos entre as ligações dos diferentes acordes tornaram-se, ao lon-
go do tempo, técnicas estratificadas para organizar a independência das vozes em um
tecido musical.O que se torna bastante claro, é que o sistema
funcional do modo maior e do modo menor abriga cifras alfanuméricas que denomi-
nam a família à qual pertence o acorde e sua função na tonalidade. As inversões são
expressas por números colocados abaixo das letras e há ainda sinais específicos para
alterações, colocados à direita das letras.
    O acorde não deve ser observado isoladamente e sim dentro da progressão em que ele se
encontra, relacionada com os acordes vizinhos e com a tonalidade. Para isso serve a análise
harmônica com seus números romanos. Por exemplo, C7M Am7 Dm7 G7 C7M será represen-
tado por I7M VIm7 IIm7 V7 I7M.
Nos manuais que abordam a música popular, os conceitos de harmonia funcional
são apresentados de forma pouco explícita quanto às suas origens, e para entendermos mais sobre o assunto devemos nos aprofundar mais nas informações.

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